Amigo da Onça ou Amigo Ladrão? Qual é a diferença?
02 de Dezembro de 2024
Amigo da Onça
Origem
A expressão "amigo da onça" surgiu no Brasil e foi popularizada por uma charge humorística do cartunista Péricles de Andrade Maranhão que era um personagem que representava aquele amigo sarcástico, traiçoeiro ou que fazia brincadeiras maldosas, colocando as pessoas em situações embaraçosas ou desconfortáveis. O nome da expressão vem de uma piada antiga em que alguém perguntava: "O que você faria se encontrasse uma onça?", e o "amigo da onça" sempre respondia algo que complicava a vida do outro.
Como funciona na brincadeira:
O "Amigo da Onça" é uma variação do tradicional Amigo Secreto, mas o objetivo aqui não é dar um presente desejado, e sim algo engraçado, inusitado ou que brinque com a pessoa que vai receber. Os presentes são objetos divertidos, irreverentes ou até estranhos podem (de forma leve e respeitosa, claro), gerando muitas risadas.
Como brincar:
- As pessoas fazem um sorteio ou já combinam quem dará presente para quem.
- Os presentes entregues são geralmente os itens engraçados, "inusitado" etc que tem a ver com a personalidade da pessoa.
- Durante a entrega, você pode fazer uma pequena "pegadinha", como esconder o presente verdadeiro e entregar algo completamente inesperado antes.
Amigo Ladrão
Origem
O "Amigo Ladrão" também é uma variação divertida do tradicional Amigo Secreto. A ideia é que, em vez de cada pessoa receber um presente, os participantes tenham a chance de "roubar" presentes uns dos outros, criando um clima de diversão e imprevisibilidade.
Como funciona:
- Compra dos Presentes: Cada participante traz um presente neutro (geralmente de valor estipulado) sem saber para quem vai.
- Números Sorteados: Os participantes sorteiam números que determinarão a ordem em que cada um escolherá seu presente.
- Primeiro Escolhe: A pessoa que tirou o número 1 escolhe um presente da pilha e o abre.
- Roubo Começa: A partir do segundo participante, a pessoa pode escolher abrir um presente novo ou “roubar” o presente de alguém que já abriu.
- Regra do Roubo: Se alguém tiver seu presente "roubado", deve escolher outro presente da pilha ou roubar de outra pessoa. Normalmente, existem limites de quantas vezes um presente pode ser roubado (por exemplo, no máximo 3 vezes).
E como é o fim?
O jogo continua até todos terem descoberto ou adquirido um presente. Normalmente, o participante que iniciou o jogo (número 1) tem uma última chance de roubar um presente, fechando a brincadeira.
Ambas as brincadeiras são ótimas nas festas de fim de ano, em que o objetivo é garantir risadas e diversão. Só lembre-se de manter o clima leve e respeitoso para que todos aproveitem!